Como escolher o nome para a minha marca?

A escolha do nome da empresa, é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes do início de qualquer empreendimento. É a partir daí que todo o resto será desenvolvido – o desenho que irá compor a logo, as cores, papelaria, uniformes, redes sociais, site, etc.

E nesse momento de escolha são muitas as dúvidas que surgem na mente do empreendedor. Afinal, como escolher o nome ideal para o meu negócio?

Bom, daremos aqui 05 dicas importantíssimas para que você consiga definir o nome para a sua empresa.

1 – Nomes curtos e de fácil pronúncia

É importante saber que sua marca será a forma que o público irá te reconhecer no mercado e por isso, pensar em nomes pequenos e de fácil pronúncia pode ser uma boa estratégia. Os famosos nomes “chicletes” são aqueles de escrita e pronúncia fáceis, que “grudam” na mente dos clientes, ex.: Nike, Gol, C&A, Claro, Vivo, Zara.
Apostar nesta estratégia pode facilitar o posicionamento mercadológico da sua marca.

2 – Nome coerente

Escolher um nome coerente com o produto/ serviço que sua empresa irá oferecer também é uma estratégia importante, que precisa ser levada em consideração.
Se estamos caminhando e de repente vemos um comércio com o nome: “Casa Azul”, o que podemos imaginar que se vende ali, considerando apenas o nome “Casa Azul”? Fica um pouco confuso, não é mesmo? Ao contrário, se nos deparamos com uma loja de nome “Casa dos Brinquedos” não se torna muito mais fácil a associação do produto que se vende ali?
Pois bem, pensar em um nome que faça alguma referência ao seu negócio é uma excelente estratégia para facilitar a associação pelo seu público consumidor.

3 – Se diferencie dos concorrentes

É importante ter uma marca autêntica, diferente e que não faça referencia aos concorrentes. Por isso, aposte na criatividade para criar um nome que seja diferente e desperte a atenção dos consumidores e ao mesmo tempo, que “fixe” na cabeça deles.

4 – Evite associações negativas

Fuja de nomes que possam causar algum tipo de desconforto ou constrangimento ao público, como racismo, homofobia, xenofobia etc. Se tiver a intenção de se diferenciar usando esse caminho, sua empresa poderá transmitir uma imagem ruim, e consequentemente, terá um mal posicionamento no mercado.

5 – Verifique se a marca pode ser registrada Após a escolha do nome ideal é imprescindível verificar se ele pode ser registrado legalmente. Para isso, é preciso ver se o domínio está disponível no registro.br e também se a marca pode ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
A consulta no INPI deve ser feita de forma bastante detalhada e precisa, pois, a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279) não permite que sejam registradas marcas iguais e nem semelhantes, e na análise do pedido são considerados vários quesitos, dentre eles: o desenho que compõe a logomarca, a escrita e também a fonética! Desta forma, ter uma análise técnica, feita por um especialista na área, pode ser de grande valia para a segurança do seu negócio!

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